6 passos para ter um departamento jurídico mais produtivo

Um departamento jurídico mais produtivo não traz benefícios apenas a esse setor dentro da empresa. Uma vez que está relacionado a outros setores e está cada vez mais inserido na tomada de decisões, o jurídico tem alta influência no cotidiano da organização. 

E é por esse motivo que o departamento, quando administrado de forma inadequada, pode surtir efeitos negativos. Não apenas no jurídico, mas em diversos processos inerentes à corporação. Para que isso não se torne um risco, é essencial investir em um departamento jurídico mais produtivo.

Para ver como fazer isso em 6 passos simples, continue acompanhando!

1) Aja preventivamente, não de modo reativo

Um dos principais erros de um departamento jurídico contraproducente é agir de modo reativo. Isto é, apenas começar a se mobilizar quando ações processuais ou litígios surgem e não há tempo suficiente para elaborar uma boa e nova estratégia. 

Dessa forma, uma das lições que o jurídico deve levar para o futuro, sobretudo na era em que vivemos, é a capacidade de agir preventivamente. Cada vez mais, é preciso pensar além da caixa e se adaptar a situações distintas, mas que podem ter o mesmo caminho de solução.

É preciso que sua equipe esteja antenada com o que ocorre hoje na Advocacia e esteja sempre disposta a oferecer novos insights. Afinal, a época em que o advogado ficava estagnado a padrões operacionais já acabou, sendo então necessário reformular velhos moldes de trabalho. Com isso, o seu jurídico consegue desde já reunir bagagem para casos futuros; e, sua equipe, conhecimento para lidar com determinadas ações futuras. 

2) Organize-se com compromissos e prazos

Outra prioridade. Um departamento jurídico que auxilia nos processos da empresa e está sempre disposto a solucionar problemas precisa lidar com prazos e compromissos. Dessa maneira, ter uma equipe desorganizada é um dos gargalos que precisam ser trabalhados para um departamento jurídico mais produtivo. 

Uma dica é utilizar ferramentas virtuais, como agendas ou calendários. Desse modo, a tecnologia pode auxiliar a manter um cotidiano mais produtivo e focado em performance positiva. 

3) Invista no compliance trabalhista

Além de aumentar a produtividade, o Compliance Trabalhista atua como uma forma de mitigar passivos trabalhistas na empresa como um todo. O termo se refere a um conjunto de normas pré-estabelecidas que visam às boas práticas na corporação, inclusive para manter a ética nas relações trabalhistas. Dessa forma, o departamento jurídico integrado a esse mindset tem direcionamentos mais bem definidos e os advogados seguem padrões para a realização do trabalho. Tornando, assim, o dia a dia mais produtivo no setor. Fizemos um post falando exclusivamente sobre isso, se você ainda não conferiu basta clicar aqui

4) Automatize processos com a tecnologia

Além de descomplicar a rotina jurídica, automatizar processos com soluções tecnológicas auxilia na busca por um departamento jurídico mais produtivo. Os principais meios utilizados hoje são os softwares jurídicos, sistemas que operam em nuvem e garantem total segurança das informações. 

Um dos benefícios é o poder de automatizar o cumprimento de tarefas repetitivas, que tornam a rotina de trabalho exaustiva. Além disso, a organização do departamento se torna muito mais fluida e centralizada, o que consequentemente faz crescer a produtividade.

5) Invista na comunicação interna

Nada funciona sem comunicação; e isso se aplica a relações interpessoais, trabalhistas, corporativas, etc. Por essa razão, proporcionar um espaço comunicativo não é mais do que o essencial em uma boa gestão jurídica do seu setor. Para ter um jurídico mais produtivo, é preciso que seus colaboradores percebam sua liderança, mas não temam recorrer a você quando houver algum obstáculo. 

Dessa maneira, integre essa mentalidade diariamente e se apoie no uso de ferramentas que reforcem a necessidade de se comunicar. Alguns exemplos são o Slack, utilizado para a troca de informações entre os funcionários, e o Skype, para marcar reuniões e videoconferências.

6) Terceirize serviços no departamento jurídico

A terceirização de serviços no jurídico já é uma solução encontrada por muitos gerentes que precisam lidar com demandas em excesso. Essa é uma maneira de desafogar o setor e ainda manter todas as ações processuais, diligências e litígios em dia. 

Assim, terceirizar processos contratando escritórios de advocacia pode ser a resposta para você e seus advogados. Afinal, apostamos que você sempre desejou ter mais tempo para  exercer a profissão com mais foco, dispensando tarefas repetitivas e cansativas do cotidiano. Falamos mais sobre a terceirização do jurídico neste outro post, venha conferir! Além disso, veja as principais vantagens de contratar um escritório de advocacia.