ESG: Saiba porque você deve aplicar em sua empresa

O desafio de fazer uma empresa crescer e ainda preservar o meio ambiente, é algo que as grandes corporações e demais empreendimentos têm feito ultimamente com o ESG.

A questão ambiental não é um assunto novo, pois é o meio pelo qual o ser humano consegue sobreviver organicamente. Saiba nesse artigo o que é o ESG, a sua importância e como aplicar em sua empresa!

O que é ESG?

A sigla ESG vem do inglês: environmental, social and governance – que traduzido significa: ambiental, social e governança. Esse termo é usado para medir as práticas ambientais, sociais e governamentais de uma empresa.

Assim, o ESG mostra como uma empresa está buscando formas de minimizar os impactos no meio ambiente, construindo assim um modelo de negócios justo e que seja duradouro. 

Quais são os pilares do ESG?

Como vimos anteriormente, a sigla ESG compreende não somente um conceito, mas também uma aplicação definida que gira em prol da sustentabilidade. Vamos conhecer os seus pilares:

E – Environment / ambiente: 

Visa a avaliar a responsabilidade da empresa com o meio ambiente, bem como a sustentabilidade em suas operações. 

S – Social:

Tem como objetivo analisar a relação com os colaboradores, fornecedores, clientes e também toda a comunidade. 

G – Governança corporativa: 

Trata-se do relacionamento entre os sócios, conselho de administração, diretoria e etc. 

O ESG funciona como um termômetro, onde as empresas precisam avaliar se estão preocupadas o suficiente com a questão ambiental, visando a totalidade – e não somente o lucro. 

Como aplicar o ESG em sua empresa?

Primeiramente, é preciso ter uma consciência ambiental que abrange a sociedade, a comunidade, os fornecedores, clientes e parceiros de trabalho. 

Em seguida, deve-se criar políticas claras para que o ESG seja de fato implantado em uma empresa. 

Esfera ambiental

Nesse âmbito, cada empresa precisa atentar-se para a diminuição da emissão de CO2, bem como a adoção de medidas para a conservação das florestas, plantio de novas árvores, preservação de áreas verdes, reutilização de materiais e mudanças nas embalagens de produtos.

Âmbito social

Aqui está incluso: a preocupação com a saúde mental dos colaboradores, praticar a inclusão de pessoas, desenvolver projetos que beneficiem toda a sociedade e a comunidade, apoiando causas filantrópicas e de interesse da empresa.

Governança empresarial

Nesse âmbito, a governança empresarial diz respeito à transparência nas ações, treinamento das lideranças, práticas contra a corrupção, preservação dos direitos dos sócios e etc. 

Motivos para você aplicar o ESG em sua empresa

Vimos até agora que o ESG não é algo complicado de se entender, tampouco difícil de colocar em prática. Vamos conhecer agora os motivos para você aplicá-lo em sua empresa.

1-Promove a precaução 

Com as mudanças no cenário econômico, fica difícil prever quando acontecerá a próxima crise. Por isso, com as práticas do ESG em uma empresa, não só os recursos serão otimizados, mas também será possível investir naquilo que realmente importa. 

2-Passar por crises de maneira resiliente

Se não podemos prever as crises, pelo menos podemos passar por elas de maneira mais fácil. A necessidade, por exemplo, de adaptar os funcionários para trabalharem em estilo home office, é uma forma de diminuir os custos e gastos de recursos ambientais. 

3-Atrair novos investidores

A tendência é que o ESG seja implantado no mundo todo, conscientizando grandes, médias e pequenas empresas de que é imprescindível cuidar do nosso planeta de maneira igual. 

Assim, vários investidores que pensam dessa forma estarão em busca de empresas que se preocupam com o meio ambiente. 

4-Atrair mais consumidores

Além de atrair novos investidores, os consumidores também irão se identificar com empresas que preservam o meio ambiente, se importam com a sociedade, promovem trabalhos voluntários e muito mais. 

A visão e a reputação da empresa diante da sociedade, consequentemente aumentará, trazendo um retorno positivo de todas as práticas do ESG.

As pequenas ações importam, e muito! Desde a coleta e tratamento do lixo reciclável, apagar as luzes dos ambientes, aproveitamento da luz solar e entre outras, já impactam positivamente o meio ambiente. 

O que você achou deste conteúdo? Clique aqui e acesse o nosso blog, para não perder nenhum post! Confira também as soluções na área de advocacia jurídica que nós, da Faria & Silva, preparamos para a sua empresa!