Lidar com todas as demandas do seu departamento jurídico pode ser uma tarefa desafiadora. A fim de desafogar o setor e manter uma produtividade ampla, muitas organizações investem na terceirização de serviços jurídicos. Isto é, uma parceria em que as demandas são direcionadas a um escritório terceirizado, que fica responsável por elas.
Muitos gestores ainda se encontram em resistência para realizar esse tipo de decisão. Porém, nós te mostramos que existe muito planejamento e estudo por trás da terceirização de serviços jurídicos, além de muita especialização.
Para saber por que você deve confiar na terceirização e diminuir as demandas do seu setor, basta continuar lendo este post.
Por que a terceirização de serviços jurídicos é importante?
Além do óbvio desafogamento do setor e de uma maior tranquilidade para lidar com as demandas diárias, existem outros motivos que você precisa conhecer. Entenda um pouco sobre por que considerar a terceirização do jurídico agora mesmo!
Desenvolvimento mais saudável do setor jurídico
Com a terceirização de serviços jurídicos, o seu departamento tem maior abertura para se desenvolver de modo saudável. Isso porque, com o desafogamento do setor, a sua gestão se torna centralizada e focada nos reais gargalos da organização. Com isso, a economia de tempo que a terceirização proporciona garante uma experiência mais correta e precisa para o seu time de advogados.
Menos custo e mais eficácia
Contratar um escritório de advocacia terceirizado implica menos custos, comparado a um profissional integrado à equipe. Não existem laços trabalhistas no que diz respeito à CLT, o que torna esse tipo de relacionamento muito mais simples e menos burocrático. Já pensou ter um serviço realizado por alguém qualificado e especializado, sem dores de cabeça e riscos trabalhistas? A terceirização de serviços jurídicos te proporciona essa vantagem.
Departamento menos suscetível a erros
O acúmulo de demandas excessivas pode acarretar alguns prejuízos para o tratamento dos processos no jurídico. Esse tipo de situação, consequentemente, gera um ciclo de inseguranças que precisa ser combatido a fim de impedir erros dentro do departamento. O sucesso da sua organização, afinal, depende de um setor jurídico preparado para lidar com a quantidade de demandas que recebe, mas isso nem sempre acontece. Por isso, a importância de implementar a terceirização.
Possibilidade de gerir demandas a distância
A existência de processos e audiências em outras comarcas exige a presença de profissionais nessas localidades. Sabemos que todo esse processo pode ser bastante custoso: além de custos com alimentação e hospedagem, há o desgaste psicológico e físico do seu advogado. Muitos escritórios de advocacia terceirizados, por outro lado, oferecem o serviço dos advogados correspondentes, profissionais alocados por todo o país e que exercem serviços especializados de acordo com a demanda do seu departamento. Muito prático, não é mesmo? Os vínculos trabalhistas também são menos burocráticos e a redução de custos se torna nítida, o que é uma grande vantagem para economizar ao que realmente importa.
Aliás, escrevemos outro texto sobre os 5 benefícios centrais de investir na terceirização de serviços jurídicos. Para complementar seu entendimento e aprender mais sobre essa decisão, acesse aqui!
Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito proveitoso e que a sua gestão seja beneficiada por nossas dicas. Continue acompanhando as novidades que disponibilizamos no blog do Rodrigues Faria Advocacia e siga antenado sobre o mercado jurídico!